O WordPress lançou hoje a versão 5.2 do WordPress, que tem o intuito de ajudar você a consertar seu site/blog na ferramenta de gerenciamento. A versão 5.2, desenvolvida por 327 colaboradores voluntários, pode ajudá-lo a identificar e corrigir problemas de configuração e erros fatais, esteja você criando um site para uso pessoal ou gerenciando vários sites para clientes. Você pode baixar a nova versão através do endereço WordPress.org/Download.

WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que está presente em mais de 30% da web. A última versão é apelidada de “Jaco”, em homenagem ao renomado e revolucionário baixista de jazz, Jaco Pastorius.

Novos recursos do WordPress 5.2

O WordPress 5.1 introduziu o Site Health, um conjunto de recursos voltados para segurança e velocidade. O WordPress 5.2 baseia-se no pacote com o Site Health Check, que adiciona duas novas páginas para ajudar você a depurar problemas comuns de configuração. A Verificação de Integridade do Site também adiciona um espaço onde os desenvolvedores podem incluir informações de depuração para outros usuários que utilizam a plataforma.

A outra novidade é a proteção contra erros do PHP, uma atualização com foco no administrador que permite corrigir ou gerenciar com segurança os erros fatais sem exigir tempo do desenvolvedor. A Proteção contra erros do PHP oferece melhor controle da famosa “tela branca da morte”. Ela também oferece uma maneira de entrar no modo de recuperação, pausando os plugins ou temas que causam erros.

Além disso, o WordPress 5.2 traz atualizações de acessibilidade para melhorar a conscientização contextual e o fluxo de navegação por teclado por aqueles que usam leitores de tela ou outras tecnologias assistivas. Há também 13 novos ícones no painel administrativo e verificações de compatibilidade de plugins – o WordPress agora determinará automaticamente se a versão do PHP do seu site é compatível com os plugins instalados. Se o plugin requer uma versão mais recente do PHP do que o seu site usa atualmente, o WordPress não permitirá que você o ative.

Recursos para desenvolvedor

O WordPress 5.2 traz também os seguintes recursos para desenvolvedores:

  • Versão mínima do PHP: A versão mínima suportada do PHP agora é a 5.6.20. A partir do WordPress 5.2, temas e plugins podem aproveitar com segurança os namespaces, funções anônimas e muito mais.
  • Atualizações de privacidade: Foi acrescentado um novo modelo de página no tema, uma nova função condicional e duas classes CSS, facilitando a criação e personalização da página de Política de Privacidade.
  • Introduzido um gancho wp_body_open, que permite que os temas suportem a injeção de código logo no início do elemento.
  • Criação de JavaScript: com a adição de configurações de Webpack e Babel no pacote WordPress/scripts, os desenvolvedores não precisam mais se preocupar com as complexas configurações para escrever na nova linguagem do JavaScript.

O WordPress 5.2 foi lançado a cerca de três meses após o seu antecessor, o WordPress 5.1. A equipe não mencionou o WordPress 5.3, mas é provável que ela já esteja em desenvolvimento.

E aí, gostou das novidades? Conta para a gente aí nos comentários 😉


Compartilhe esta publicação ;)