Quem pesquisa sobre roteadores é porque gosta do assunto de tecnologia ou até mesmo já fez alguma pesquisa para comprar um, e sabe que existem muitos modelos e que uns são melhores que outros.

Já ouviram falar também em roteador dual-band ou tri-band, os que oferecem redes 2.4 GHz e 5 GHz. Mas, o que muitos não sabem são informações mais precisas sobre cada um deles. Qual é o melhor? Como funcionam? Quais as diferenças entre os dois? E coisas do tipo…

Pensando nisso, criamos esse post que vai te ajudar a entender um pouco mais sobre cada um deles e então escolher o que mais se adapta às suas necessidades ou mesmo que supere suas necessidades.


➡ Confira abaixo a diferença entre as frequências dos roteadores Wi-Fi


Roteador com rede 5 GHz

O roteador com banda de 5 GHz é muito resistente a interferências, mesmo quando vários aparelhos estão conectados a sua rede. O roteador que tem banda de 5 GHz funciona livremente com até 20 redes conectadas a ele.

Isso é ótimo para lugares onde têm muitas pessoas e aparelhos trabalhando com a mesma conexão, assim ela irá desempenhar melhor do que quando está em uma conexão de 2.4 GHz.

Os roteadores que têm rede 5 GHz são tanto dual-band quanto tri-band. A diferença é que no tri-band o roteador trabalha com com uma rede 2.4 e duas 5 GHz, , enquanto no dual-band é apenas uma rede de 2.4GHz e outra de 5Ghz. Essa rede extra potencializa muito a capacidade do aparelho tri-band.

Roteador com rede 2.4 GHz

Grande parte dos dispositivos que emitem sinal de rádio utilizam a faixa ISM, de 2.4GHz, que é a faixa aberta para livre uso público, por qualquer tipo de aparelho.  No entanto isso só pode ser usado por dispositivos que não necessitam transmitir em uma distância muito grande.

Os dispositivos que usam 2.4 GHz geralmente causam interferências em outros dispositivos próximos, pois todos estarão usando a mesma banda.

Qual rede é a melhor?

Obviamente aquela rede que consegue transferir uma quantidade de dados maior a uma distância maior, é a melhor. Então a rede de 5 GHz sem dúvida alguma é a melhor e mais rápida quando comparada com a 2.4GHz, pois ela sofre menos interferências.

Por isso, para um lugar onde é preciso que muitos dispositivos usem a mesma conexão, é importante utilizar o roteador que tenha rede 5 GHz. Para residências não é necessário, pois o uso não é tão frequente em muitos aparelhos simultâneos.

Quem deseja instalar esse tipo de roteador, precisa pesquisar muito para saber qual é o melhor e qual atende as suas necessidades. Os mais usados são aqueles roteadores que são Wi-Fi AC e também os que são Wi-Fi AD.

O Wi-Fi AD é considerado o padrão e é o que consegue alcançar uma capacidade maior de transmissão. Caso, mesmo com a instalação desse tipo de roteador a internet continuar ruim, é uma boa opção instalar repetidores de sinal para que ele aumente a qualidade e a distância de atuação.

E aí, ficou claro qual é a diferença entre os dois? Qualquer dúvida, utilize a caixa de comentários abaixo. Teremos o maior prazer em lhe ajudar 🙂

Até a próxima!

Fonte: Minha Conexão