Sabia que se você não conseguir redefinir sua senha de acesso ao WordPress, há uma maneira bem simples de redefini-la diretamente pelo banco de dados utilizando o phpMyAdmin?

Neste artigo, explicaremos passo a passo como fazer este procedimento. Vamos lá?

Por que redefinir a senha do WordPress pelo phpMyAdmin?

O WordPress já possui uma maneira bem simples de redefinir sua senha de acesso. Para isto, basta ir para a tela de login e clicar no link “Perdeu sua senha?”.

Ao clicar, você será redirecionado para a página de redefinição de senha, onde poderá inserir seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir a senha. O WordPress enviará um link de redefinição de senha para o seu endereço de e-mail associado a esta conta de usuário.

No entanto, se você não tiver acesso ao endereço de e-mail ou se seu site do WordPress não enviar um e-mail , você não poderá redefinir sua senha.

Em tal situação, você precisará redefinir sua senha do WordPress diretamente pelo banco de dados. A maneira mais fácil de fazer isto é usando o phpMyAdmin.

Primeiro de tudo, faça login no painel cPanel da sua conta de Hospedagem WordPress . Em seguida, clique no ícone phpMyAdmin na seção de banco de dados;

Assim que o carregamento do phpMyAdmin estiver concluído, clique sobre o banco de dados do seu WordPress;

Agora você verá a lista de tabelas referente ao banco de dados do seu WordPress. Localize a tabela ‘ _users’ e clique no link ‘Browse’ próximo a ele.

Nota: Os nomes das tabelas no seu banco de dados do WordPress podem ter um prefixo de tabela diferente daquele que estamos mostrando em nossa captura de tela.

Localize o usuário que deseja efetuar a troca da senha de acesso e clique no botão “Editar”;

O PhpMyAdmin irá mostrar um formulário com todos os campos de informação do usuário.

Você precisará excluir o valor no campo user_pass e substituí-lo por sua nova senha. Sob a coluna de função, selecione MD5 no menu suspenso e clique no botão Ir.

Sua senha será criptografada usando o hash MD5 e, em seguida, será armazenada no banco de dados.

Parabéns! Você alterou com sucesso sua senha do WordPress usando o phpMyAdmin. Bem fácil, não? ?

Certo, mas porque devemos usar o hash MD5 para criptografar a senha de acesso ao WordPress?

Na versão mais antiga, o WordPress usava o hash MD5 para criptografar senhas. Desde o WordPress 2.5, ele começou a usar tecnologias de criptografia mais fortes. No entanto, o WordPress ainda reconhece o MD5 para fornecer compatibilidade com versões anteriores.

Assim que você fizer o login usando uma string de senha armazenada como um hash MD5, o WordPress o reconhecerá e mudará usando os algoritmos de criptografia mais recentes.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como redefinir uma senha do WordPress pelo phpMyAdmin.

Qualquer dúvida, não hesite em nos contatar.


Compartilhe esta publicação ;)