Neste artigo, nós vamos lhe explicar como adicionar sua página no Google, e a melhor forma de posicioná-la nos resultados.

A primeira coisa que devemos fazer é informar ao Google o endereço do seu site, e o que ele tem a oferecer, usando o seguinte formulário: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/add_url.html

Este formulário não garante que o seu site irá aparecer nos resultados de buscas do Google. Na verdade, ele só vai avisar ao Google que seu site existe, para que ele passe a indexar o seu conteúdo.  A forma mais eficiente de aparecer nas páginas de resultados do Google é fazer uso dos princípios básicos do SEO (Otimização para Ferramentas de Busca).

Com o preenchimento do formulário concluso, o Google agora sabe que meu site existe, então ele precisa estar otimizado para que que seja indexado de forma satisfatória (tanto a página inicial quanto as demais). E como fazer isto? Inserindo códigos HTML onde serão informados a descrição da página e as palavras-chaves do assunto tratado na página.

<HTML>
<HEAD>
<TITLE>Loja Virtual com 75% de Desconto</TITLE>
<META NAME=”description” CONTENT=”Loja Virtual – Promoções todos os dias de eletrônicos”>
<META NAME=”keywords” CONTENT=”promoções de eletrônicos, saldão de eletrônicos, eletrônicos baratos”>
</HEAD>

Note que o exemplo acima seria para a página inicial de uma suposta loja virtual. Os valores descritos dentro do meta description e keywords devem ser alterados de acordo com o assunto da página, pensando sempre em uma frase chamativa ou chaves que seus clientes poderão usar para encontrar o seu site.

A importância do Sitemap

Como o nome sugere, sitemap é o mapa do seu site, ele é representado por um arquivo XML e tem como intuito de “ajudar” o robô de busca do Google e outros buscadores.

Na internet, há vários sites que fazem este trabalho mais complicado (e de forma gratuita 🙂 ). A seguir, vamos explicar certinho como gerar um sitemap da sua página, através do site XML-SITEMAPS.

  1. Seu site deve estar totalmente on-line, com todas as páginas já acessíveis e configuradas;
  2. Acesse o site XML-SITEMAPS.COM;
  3. Informe a URL do seu site (com https://) – já que o Google deixou de indexar sites sem Certificado SSL. (Ainda não tem um Certificado SSL no seu site? Na ATMUN Host, ele é gratuito!);
  4. Clique no botão START;
  5. Faça o download do arquivo gerado;
  6. Envie o arquivo para o FTP da sua conta de hospedagem. O arquivo deve ser salvo na pasta public_html do servidor.

 

Conclusão

Chegamos agora no passo mais importante – ESPERAR! Estas dicas podem demorar semanas, ou alguns meses para terem resultados expressivos, portanto, não desanime se não obter resultados rápidos.

Estas dicas são as mais básicas para obter um bom uso das técnicas de SEO para divulgar o seu site na Internet, no entanto, as técnicas de SEO não se limitam apenas nestas dicas, existem várias outras dicas que podem aumentar o seu poder de divulgação.

Esperamos que com este tutorial, consigamos ajudar você a melhorar seu posicionamento no Google (e também em outros buscadores).

Fique ligado em nosso blog que, logo em breve, traremos novas dicas de como ajudar na divulgação do seu negócio.

Sucessos e até lá! ?


Compartilhe esta publicação ;)