Não há como escapar. Se sua página de alguma forma foi contaminada com scripts ou arquivos infectados, você irá ver o temido alerta do Google que sua página foi bloqueada por conter focos de ataque.

Isto acontece porque o Google possui um sistema automatizado que procura por sites em que a atividade maliciosa é detectada e cria uma lista negra com base em suas descobertas.

Mas o Google consegue mudar meu site?

De forma alguma! O Google não pode mudar seu site. Eles só podem configurar um mecanismo para exibir um aviso aos visitantes que o Google detectou possíveis scripts maliciosos em seu site.

Mas não se preocupe. Após ter feito a devida limpeza nos arquivos de sua página, logo abaixo iremos disponibilizar o link no qual você irá informar ao Google que a página está limpa novamente. Com a devida análise, a mensagem de aviso será removida de seu domínio.

Ah, já ia me esquecendo…

Isto acontecerá apenas em determinados navegadores, como o Firefox,  Chrome e no Safari , já que estas empresas possuem uma espécie de parceria com o Google. Não todos os navegadores que exibem este aviso, ok?

Após a conta estar limpa e livre de arquivos maliciosos, você terá que acessar a seguinte URL para que possa ser feita a nova análise:

https://transparencyreport.google.com

Se o endereço acima não constar nenhuma ameaça, você deverá solicitar que sua página seja reavaliada através da sua conta Google, por meio da ferramenta “Search Console”. Infelizmente, isso não é algo que a ATMUN Host poderá fazer por você, já que neste tutorial estamos explicando apenas os passos básicos (e que normalmente irá lhe ajudar). Para obter instruções detalhadas sobre como lidar com um site comprometido (incluindo solicitar uma exclusão de lista), consulte o site de suporte do Google.

O trecho abaixo foi transcrito da própria página do Google, e fornecerá instruções para solicitar uma exclusão.

Depois de ter revisto o seu site e ter certeza que está limpo, você pode, pode apresentar um pedido de revisão. Entretanto, você vai precisar verificar a propriedade do site antes que você possa solicitar uma revisão do site.

1. Inscreva-se no Ferramentas para Webmasters com sua conta do Google.
2. No Painel, selecione o site que você deseja.
3. Na página Resumo, clique em Solicitar uma revisão e siga as instruções.

Importante: Devemos salientar que o cliente, programador ou webdesigner são os únicos responsáveis pelo conteúdo do site (programação, sistemas, atualizações, etc.)  Estes devem, constantemente atualizar seus sistemas, fechar brechas de segurança e estar sempre verificando e zelando pela segurança do seu website.


Compartilhe esta publicação ;)