Neste tutorial, vamos ensiná-lo como realizar uma otimização no WordPress e deixá-lo mais rápido, alterando apenas o arquivo .htaccess.

Para quem não sabe, o WordPress é o software de gestão de conteúdo mais utilizado no mundo, comumente focado na criação de sites e blogs. Seu funcionamento é o mais simples possível mas, a possibilidade de instalar plugins e temas acaba deixando-o mais lento com o passar do tempo.

Uma forma mais simples e rápida de otimizar o WordPress é ativando o sistema de cache via arquivo .htaccess.

Ao ativar um sistema de cache, o WordPress irá entregar os arquivos muito mais rápido, sem necessidade de solicitar ao servidor toda vez seu carregamento, fazendo com que uma simples imagem (por exemplo), seja aberta pelo servidor apenas uma única vez e, na solicitação seguinte, o cache criado pelo navegador do usuário será aberto, poupando recursos do servidor e, consequentemente, deixando tudo mais rápido, já que todos os arquivos estão na máquina local do usuário.

‘Bora’ iniciar então a otimização do seu WordPress?

1) O primeiro passo a ser feito é criar um arquivo .htaccess;

Abaixo, disponibilizamos para download um arquivo totalmente otimizado, para que consiga tirar o melhor proveito do seu WordPress.

 

👉 CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO ARQUIVO 👈


2)
Com posse do arquivo em seu computador, descompacte-o e envie-o para a pasta public_html (ou a qual seu WordPress foi instalado);

Na imagem mais abaixo, estaremos enviando o arquivo .htaccess diretamente pelo Gerenciador de Arquivos do DirectAdmin, mas este procedimento também por ser feito via FTP.

(Ah, caso já exista um arquivo .htaccess em sua conta, crie um backup do mesmo e apague-o, substituindo para o qual baixou aqui anteriormente, ok?)


Enviando o arquivo .htacess via Gerenciador de Arquivos através do painel DirectAdmin:

 

  • No painel DirectAdmin, clique em “Gerenciador de Arquivos”;

 

  • Na tela seguinte, clique sobre a opção “public_html” (já que nossa instalação do WordPress encontra-se na raiz do site);


 

  • Em seu computador, acesse o local onde salvou o arquivo .htaccess e, simplesmente arraste-o para dentro do Gerenciador de Arquivos. O upload iniciará automaticamente;

 

  • Pronto! Agora seu WordPress está otimizado e seu carregamento ocorrerá mais rapidamente a partir de agora. 🙂

Compartilhe esta publicação ;)