O SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança criado pela Netscape que se tornou padrão internacional para troca de informações e tráfego seguro na internet. Esta tecnologia foi incorporada em todos os navegadores posteriormente.

E como sei se meu site tem este certificado e qual é a sua importância? Neste post, explicaremos isto e muito mais para você. Então vamos lá!

Como saber se meu site está com certificado SSL?

A tecnologia SSL funciona de forma automática quando os servidores estão habilitados para o protocolo. Portanto, fica fácil saber se seu site possui o certificado SSL em funcionamento, pois a URL iniciará com https. O “s” vem de Secure, e indica que as informações são criptografadas por tal protocolo e garantem que seu site seja seguro.

Qual a importância do certificado SSL para o meu site?

O certificado SSL permite oferecer segurança aos visitantes de qualquer página da internet que o tenha instalado. É uma maneira de verificar se é um site autêntico e confiável no qual os dados podem ser inseridos, já que a transmissão das informações entre o servidor e os usuários são feitas de forma criptografadas.

Quando os dados viajam criptografados, eles foram submetidos a algoritmos matemáticos e sistemas de chave, que somente o servidor e o usuário que está navegando tem acesso. Então, podemos perceber o tanto que um site com certificado SSL fica muito mais seguro, não é mesmo?

Para piorar, em agosto de 2018, o Google passou a penalizar sites que não estão hospedados em servidores com o certificado SSL habilitados. Sabe o que isto significa? Os sites sem certificado SSL que são classificados como não seguro passam a perder ranqueamento no índice do Google, podendo trazer graves consequências para o seu negócio. 

Portanto, seja esperto(a) e contrate uma hospedagem segura. Nós da ATMUN Host trabalhamos com planos que oferecem de forma gratuita, certificado SSL, emitidos pela Let’s Encrypt.

Veja abaixo, como é fácil ativar o certificado SSL em sua Hospedagem ou Revenda de Hospedagem da ATMUN Host, através do melhor e mais simples painel de gerenciamento, o DirectAdmin:


1 – Acesse o painel DirectAdmin da conta que deseja ativar o Certificado SSL (se possui com a gente uma Revenda de Hospedagem, atente-se a estar acessando com o nível de usuário no menu superior);

2 – Procure pela opção Certificados SSL e clique sobre ela;

3 – Clique na opção Certificado gratuito da Let’s Encrypt;

4 – Marque as entradas que deseja ativar o Certificado SSL (de preferência apenas as entradas www.seudominio.com.br, seudominio.com.br e mail.seudominio.com.br);

5 – Clique no botão Salvar e aguarde a ativação, que pode demorar até 10 minutos.

Pronto! Lembre-se que seu domínio deve estar, obrigatoriamente, apontando para nossos servidores para conseguir a ativação do Certificado SSL.


Esperamos que este post tenha sido útil para você. Então bora colocar seu site acessível via HTTPS agora mesmo! Juntos, podemos contribuir para uma internet mais confiável, segura e profissional para todos. 🙂


Compartilhe esta publicação ;)